Carteiras digitais do Google e pix receberão novidade em fevereiro de 2025, no sistema financeiro aberto, iniciados por instituições financeiras, Iniciador de Transação de Pagamento, Iniciador de Pagamento e sistema de open finance.
Em um evento marcante para o setor financeiro brasileiro, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, se reúne com porta-vozes do Google para discutir a introdução do pix por aproximação em um evento agendado para hoje (4), às 14h em São Paulo. A reunião visa promover a convergência e a interoperabilidade entre os diferentes sistemas de transferência eletrônica no país, potencializando o uso dos recursos da pix em transações não presenciais.
No contexto da implementação do pix, é fundamental abordar a questão da por aproximação para otimizar a experiência do usuário, facilitando o uso e ampliando o alcance da plataforma. Com o objetivo de promover a inovação e a segurança em transações financeiras, a reunião entre o BC e o Google busca explorar os campos de aplicação e uso da pix por aproximação, abordando questões como a interoperabilidade entre pix e outros sistemas de pagamento, e como podem contribuir para o desenvolvimento do comércio eletrônico no Brasil.
Desbloqueando a Elegância do Pix
A ainda mais evoluída funcionalidade do pix por aproximação virá a imitar o modelo de uso de cartões de crédito, com a vantagem de ser conduzida por aproximação, principalmente em transações presenciais. Com o objetivo de simplificar a experiência, essa inovação será implementada entre os usuários das carteiras digitais do Google, e mais tarde, em fevereiro de 2025, será aberta para todos os usuários do pix.
O Banco Central e o Conselho Monetário Nacional (CMN) foram os responsáveis por aprovar as regras do sistema pix por aproximação, em julho. Depois dessa aprovação, o Banco Central fechou uma parceria com o Google, permitindo que os usuários do Google Pay realizem transferências e pagamentos, tudo por meio da plataforma do Google.
De acordo com o plano do Banco Central, os testes da nova funcionalidade devem começar dia 14. O lançamento de forma mais ampla do sistema pix por aproximação está previsto para 28 de fevereiro de 2025.
O sistema de pix por aproximação surgiu a partir do conceito de open finance, o sistema financeiro aberto, uma medida pensada para facilitar a jornada dos pagamentos. Com isso, a realização de pagamentos por aproximação ficará mais prática, sem a necessidade de acessar o aplicativo da instituição financeira, o que reduzirá as etapas nos pagamentos on-line. Isso é possível graças aos iniciadores de pagamento.
O Iniciador de Transação de Pagamento (ITP) é uma interface que, como o próprio nome diz, inicia uma transação, fazendo com que o recurso do cliente seja transferido diretamente para a conta do recebedor. A transação acontece sem sair do ambiente da instituição original, com menor manuseio de dados e logins de autenticação entre aplicativos.
Um dos casos em que é esperado que o pix por aproximação seja usado é em compras online. Com essa funcionalidade, o cliente não terá necessidade de sair do ambiente da loja e acessar o aplicativo do banco para concluir a transação. Será possível concluir diretamente na página do lojista, a partir de uma pré-autorização. Ao salvar uma chave pix para futuras compras, a conta ficará vinculada.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo