Pesquisa indica que 38,5% dos consumidores pretendem gastar mais de R$ 1 mil, focando em produtos não duráveis, como itens mais procurados, com preço médio mais alto em canais de comunicação físico e on-line.
Preparando-se para o evento de Black Friday em todo o mundo, a Black Friday é um dia que faz parte das datas de comemoração do Dia de Ação de Graças nos Estados Unidos. Em termos de promoções, essa data de comemoração serve para que as marcas e empresas promovam os seus produtos. Com poucos dias para a Black Friday, os brasileiros estão otimistas em relação às suas compras.
Preparativos para a Black Friday
A Black Friday, uma data de comemoração bem conhecida pelas promoções que oferece, continua a ser um dos principais eventos de compra do ano. A pesquisa realizada pelo grupo Promobit/Méliuz revelou que 93,7% dos entrevistados pretendem aproveitar as promoções da Black Friday, e 38,5% deles planejam gastar mais de R$ 1 mil, uma alta de 20% do gasto médio registrado no ano passado. Essa intenção é de comprar produtos com preço médio mais alto, sendo que 67,8% dos respondentes aguardam a Black Friday para adquirir bens duráveis.
Produtos mais procurados
A pesquisa também revelou que os consumidores estão se preparando cada vez mais cedo para a Black Friday, acompanhando os preços dos produtos que têm interesse desde o início do ano. Alguns dos principais motivos para as compras incluem a antecipação de presentes de Natal e a reposição de bens não duráveis, como perfumes e cosméticos (52,8%), alimentos (43,9%), produtos de limpeza (16,1%) e produtos para animais de estimação (15,7%). Esses produtos são frequentemente procurados nas datas de comemoração.
Black Week e opções de compra
Entre os truques dos comerciantes incluem aumentar os preços para reduzi-los às vésperas da data de promoções, dando a impressão de que há uma verdadeira oportunidade. Cerca de 25% dos entrevistados preferem realizar suas compras durante a chamada ‘Black Week’, que começa cerca de dez dias antes da sexta-feira da Black Friday, 29 de novembro. A expectativa é de termos uma Black Friday antecipada, como já virou tendência nos últimos anos, e ainda mais omnicanal, com usuários buscando ofertas no varejo on-line e físico.
Preferência por compras on-line
A amostra sugere que as compras on-line são preferidas pelos consumidores, com 95% dos entrevistados escolhendo este canal. De acordo com os achados da empresa, os principais motivos para essa escolha seriam a facilidade de comparar preços, as promoções atrativas e a possibilidade de receber cashback. Para quem está planejando ir às compras na Black Friday, é importante sempre: Comparar preços, por meio de ferramentas de comparação de preços e acompanhe as ofertas ao longo do mês. Fazer uma lista do que realmente precisa para evitar compras por impulso. Quando for vantajoso, utilizar o cashback. Ele acaba sendo uma forma de desconto ‘atrasado’, visto que o dinheiro volta para você depois da compra. Ficar atento às condições das promoções, como prazos de entrega e políticas de troca.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo