Boletim da Fiocruz mostra aumento de Covid, SRAG, VSR e rinovírus; 90,9% dos óbitos são por Sars-CoV-2. Vacine-se: atualize sua caderneta de vacinação!
Com a propagação de diferentes vírus respiratórios, o cenário da saúde no Brasil fica ainda mais preocupante. Dentre os agentes causadores de infecções respiratórias, destaca-se a preocupação crescente com a disseminação da Covid-19 e de outros vírus respiratórios.
A batalha contra os vírus responsáveis por infecções respiratórias como a gripe e a influenza A tem sido intensa, reforçando a importância da imunização. A vacinação se mostra essencial para prevenir não só as infecções respiratórias comuns, mas também para reduzir a sobrecarga nos sistemas de saúde. É fundamental ampliar a cobertura vacinal e conscientizar a população sobre a importância de se proteger contra esses agentes infecciosos.
Vírus Respiratórios: Impacto em todo o país
O levantamento recente revelou que os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) estão diretamente ligados aos vírus responsáveis por infecções respiratórias, tais como o Sars-CoV-2, causador da Covid-19, a gripe, principalmente influenza A, o vírus sincicial respiratório (VSR) e o rinovírus. Enquanto o novo coronavírus apresenta um aumento significativo nos estados do Centro-Sul do país, a gripe, em especial a influenza A, está em alta nas regiões Nordeste, Sudeste e Sul.
Variabilidade dos Vírus Respiratórios em Crianças
Segundo Marcelo Gomes, pesquisador do Programa de Computação Científica da Fiocruz (Procc/Fiocruz) e coordenador do Boletim InfoGripe, o VSR é o vírus mais predominante entre as crianças pequenas, enquanto o rinovírus afeta principalmente crianças e pré-adolescentes. O boletim, atualizado com dados do período de 3 a 9 de março e registrado no Sistema de Vigilância Epidemiológica da Gripe (Sivep-Gripe) até 11 de março, demonstra a disseminação desses vírus.
Estatísticas sobre Mortes por Vírus Respiratórios
De acordo com dados da Fiocruz, dos 725 óbitos por SRAG com resultado laboratorial positivo para algum tipo de vírus respiratório em 2024, 5,2% foram causados pela influenza A, 0,3% pela influenza B, 1,2% pelo VSR e 90,9% pelo Sars-CoV-2, também conhecido como Covid-19.
Vacinação como Estratégia Preventiva
O pesquisador Gomes ressalta a importância da vacinação como medida preventiva para as infecções causadas por vírus respiratórios, como Covid-19 e gripe. Ele orienta que indivíduos com sintomas respiratórios evitem o contato com outras pessoas e usem máscaras ao sair de casa, destacando a necessidade de manter a caderneta de vacinação atualizada.
Estratégias de Vacinação contra Covid-19 e Influenza
A nova estratégia de vacinação contra a Covid-19, com a inclusão do imunizante no Programa Nacional de Imunizações (PNI), visa priorizar crianças de 6 meses a menores de cinco anos e grupos de risco, como idosos e imunossuprimidos. Já a campanha de vacinação contra a gripe, antecipada para março neste ano, terá início em breve e abrangerá diversas regiões do país, com destaque para a imunização de grupos prioritários e a atualização da caderneta de vacinação para aqueles que ainda não completaram o esquema vacinal e possuem doses atrasadas.
Fonte: @ Veja Abril
Comentários sobre este artigo