Candidato apresentou currículo feito e copiado de redes sociais, sem inteligência artificial de geração z.
Uma empresa de confiança precisa de funcionários confiáveis, assim como a Jane Lu espera daqueles que buscam seu emprego. A fundadora da Showpo e jurada do programa de televisão ‘Shark Tank’ na Austrália, compartilhou sua experiência com uma candidatura de emprego em suas redes sociais, expondo uma situação comum na era do emprego.
A carta de candidatura recebida pela empresa mostrou uma falta de autenticidade e pouca atenção aos detalhes, como se fosse um copia e cola do ChatGPT. A falta de originalidade e esforço para se destacar, como se fosse um empregado eficiente, é insuficiente para conquistar o interesse de uma empresa. A Geração Z, apesar dos seus traços positivos, ainda precisa aprender a se preparar para o mercado de trabalho com mais objetividade e prática, como um trabalhador qualificado.
O relato de uma empregadora sobre a pior candidatura de todos os tempos.
Mais de 50 mil visualizações e inúmeros comentários no TikTok foram gerados pelo relato de Lu, uma empresária que buscou um assistente para seu curso de negócios. Contudo, o que ela encontrou foi um currículo que demonstrava uma aplicação genérica de inteligência artificial, deixando-a perplexa. Essa é, sem dúvida, a mais infeliz de todas as candidaturas’, disse ela em um vídeo no TikTok publicado na última quarta-feira (23/10), chamando atenção para a importância de utilização eficaz da tecnologia. Ao analisar o conteúdo, Lu destacou falhas como a ausência de informações relevantes relacionadas à vaga e trechos em branco, como ‘[experiência/habilidade relevante]’, o que evidenciou uma revisão negligente.Mas os erros não pararam, um dos piores foi a presença de uma orientação da IA no topo do currículo, que dizia: ‘Aqui está uma versão mais polida e articulada da sua carta de apresentação’. A frase da IA, aparentemente esquecida pelo candidato, causou perplexidade na empresária. ‘Simplesmente copiou e colou o texto sem revisar’, relatou Lu.No vídeo, ela ironizou a situação, alertando seus seguidores sobre a importância de atenção ao processo seletivo, ressaltando que o uso da IA deve ser mais que apenas uma simples aplicação. ‘É preciso usar a cabeça para se destacar’, disse. O uso de IA em processos seletivos também gerou comentários nas redes, alguns relatando experiências semelhantes, como um candidato que aplicou para uma vaga administrativa quando, na verdade, era uma oportunidade na aviação.Outro candidato também utilizou um modelo de IA do Google sem adaptá-lo, deixando as instruções genéricas no texto final. Segundo o New York Post, dados da YouGov reforçam que quase metade dos australianos conhecem plataformas de IA como o ChatGPT, mas são as gerações mais jovens, como a Geração Z, que mais recorrem a essa tecnologia — com 40% já utilizando o ChatGPT para diversas tarefas.Saiba Mais Locadora de videogames no Ceará oferece ‘vale’ para alunos com boas notas 4 qualidades essenciais para ser um empreendedor de sucesso Como uma importadora da 25 de Março se transformou em hit nas redes sociais
Fonte: @ PEGN
Comentários sobre este artigo