Chuvas e ventos fortes se deslocaram para Minas e Rio, podem atingir Mato Grosso do Sul e Goiás, afetando regiões com condições climáticas adversas, há possibilidade de chuva.
A chuva forte que atinge a região de Minas Gerais (MG) e o Rio de Janeiro (RJ) pode afetar outras áreas, como o norte de Mato Grosso do Sul (MS) e o sul de Goiás (GO), informaram a Defesa Civil e o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia) em suas previsões.
Segundo o Inmet, a chuva forte pode afetar também a tempestade que se desenvolveu sobre a costa sul do Rio de Janeiro, entre os municípios de Resende e Paraty. A Defesa Civil alerta para o risco de inundações em áreas baixas da região afetada, como o Vale do Paraíba e a costa do Rio de Janeiro.
Previsão de Chuva em São Paulo: Região Norte e Nordeste Sintetizam Problemas
Os municípios paulistas mais afetados pelas chuvas fortes encontram-se localizados na região norte e nordeste do Estado, situados nas regiões de Ribeirão Preto e São José do Rio Preto, bem como na divisa com Minas Gerais. No dia 11 de outubro, São Paulo sofreu com ventos que ultrapassaram a velocidade de 100 km/h, e até a sexta-feira (18), os modelos utilizados para previsão meteorológica indicavam que o Estado poderia enfrentar ventos e chuvas fortes.
O Centro de Gerenciamento de Emergências Climásticas (CGE) da Prefeitura de São Paulo avisa que ainda há uma possibilidade de pancadas de chuva em qualquer momento deste sábado e que a capital paulista e a região metropolitana poderão contar com um céu com muita nebulosidade ao longo do dia. No domingo, a previsão é de chuva fraca e garoa, com temperaturas variando entre mínimas de 15°C e máximas de 22°C. Na segunda-feira (21), o tempo melhora e o sol retorna entre nuvens, com elevação das temperaturas que podem chegar até os 27°C, mesmo com a nebulosidade no fim do dia, não há previsão de chuva para a Grande São Paulo.
Onde há risco de chuva forte e rajadas de vento? O Inmet avisa sobre a possibilidade de tempestades com ventos intensos – entre 60 e 100 km/h – em Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Goiás com risco de corte de energia elétrica, chuva de granizo, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos. O alerta de perigo com tempestades e fortes rajadas de vento vai até às 8h deste domingo (20).
O que o Inmet recomenda em caso de rajadas de vento e tempestade? Não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas; Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva; Atenção especial para áreas de encostas e morros.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo