Secretaria de Educação liderou debate sobre IA, cooperação internacional e propriedade intelectual em evento do Uerj Summit 2024.
O Ministério da Educação (MEC) participou ativamente de uma das mesas do Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e de Propriedade Intelectual Uerj Summit 2024. A iniciativa, promovida pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), reuniu especialistas e profissionais do setor para discutir os mais recentes avanços em inovação educacional. A presença do MEC nesse evento destaca o compromisso do órgão com a promoção de práticas educacionais cada vez mais inovadoras.
O Simpósio de Cooperação Internacional, Inovação e de Propriedade Intelectual Uerj Summit 2024 foi uma excelente oportunidade para explorar as últimas novidades e avanços em educação. As inovações apresentadas e discutidas durante o evento contribuem significativamente para o aprimoramento do ensino e aprendizagem em todo o país. A busca por soluções criativas e eficazes no campo educacional é fundamental para garantir um futuro promissor para a sociedade. Inovação é a chave para impulsionar o progresso e a transformação na área da Educação.
Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior e a Inovação
A diretora de Desenvolvimento da Rede de Instituições Federais de Ensino Superior da Secretaria de Educação Superior (Sesu), Tânia Mara Francisco, liderou discussões sobre fomento de parcerias estratégicas durante um evento recente. O foco dessas conversas foi a agenda interministerial que aborda inovações, empreendedorismo e sustentabilidade, considerada prioritária para a Pasta.
Nesse contexto, busca-se impulsionar iniciativas voltadas para fortalecer o ecossistema de inovação nas instituições federais, especialmente nos Núcleos de Inovação. Ações empreendedoras e sustentáveis são fundamentais, abordando temas como missões da Nova Indústria Brasil, transição energética, economia social e mudanças climáticas.
Durante o evento, foi enfatizada a necessidade de atender às demandas de desenvolvimento de produtos, tecnologias e soluções demandadas por diversos ministérios. As universidades foram identificadas como parceiras estratégicas para alcançar tais soluções inovadoras.
Inovação e Sustentabilidade nas Universidades Federais
Uma etapa crucial desse processo foi o Seminário de Boas Práticas das Universidades Federais, no qual os ministérios apresentaram suas demandas. A partir desse diálogo, foi iniciada uma agenda baseada no programa Universidade Federal Sustentável, com enfoque em inovação, empreendedorismo e sustentabilidade.
O levantamento das capacidades das instituições de ensino para atender a essas demandas revelou uma diversidade de maturidade em termos de estruturas de inovação. Além do Ministério da Educação (MEC), o projeto envolve os Ministérios do Desenvolvimento, da Ciência, da Fazenda, do Meio Ambiente, e a Advocacia-Geral da União (AGU).
Uerj Summit 2024: Encontro Internacional de Inovação
O Uerj Summit 2024 foi palco de debates sobre inteligência artificial, digitalização e inovação. O evento, promovido pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), teve apoio da Faperj e da Capes, vinculada ao MEC. Palestrantes de diversos países enriqueceram as discussões, abordando temas como cooperação internacional, propriedade intelectual e startups.
Com áreas temáticas incluindo Inteligência Artificial, Sustentabilidade, e Cooperação Internacional, o simpósio explorou oportunidades de colaboração entre diferentes setores. O objetivo foi discutir mecanismos de proteção, desafios e oportunidades no cenário das inovações tecnológicas.
Fonte: © MEC GOV.br
Comentários sobre este artigo