Os copresidentes do conselho Itaú destacam a importância de manter o foco na eficiência para acompanhar a transformação do setor financeiro e aproveitar oportunidades no mercado.
Com a economia brasileira em um cenário de baixo desempenho nos últimos tempos, a questão do crescimento tornou-se ainda mais crucial para o Itaú Unibanco, dada a sua influência significativa no mercado nacional e a necessidade de se destacar diante da competição crescente das fintechs e bancos digitais em busca de uma maior participação de mercado.
Diante desse contexto desafiador, a estratégia do Itaú Unibanco para impulsionar o crescimento envolve não apenas a manutenção da sua posição de destaque, mas também a busca por oportunidades de expansão em segmentos promissores do mercado financeiro, visando fortalecer ainda mais sua presença e relevância no setor.
Crescimento e Expansão: Desafios e Oportunidades
Para encarar esse cenário desafiador de crescimento, o banco Itaú está focado nos próximos 100 anos. A instituição compreende que o processo de transformação, impulsionado pela evolução de sua base tecnológica e na troca da visão estratégica, é fundamental. Nessa nova abordagem, a experiência do cliente ganha destaque, colocando-a acima dos produtos oferecidos. Essa mudança cria as condições necessárias para não ficar refém da macroeconomia.
Pedro Moreira Salles, copresidente do conselho de administração do Itaú, destacou a importância desse desafio de crescimento durante o Itaú Day, realizado em 19 de junho. Ele ressaltou que o banco tem apresentado um crescimento superior à concorrência tradicional, embora abaixo daqueles que partem de uma base muito baixa e conseguem crescer mais rapidamente.
Em uma conversa com Roberto Setubal, com quem compartilha a presidência do board do Itaú, Moreira Salles enfatizou a necessidade de aproveitar as janelas de oportunidades da economia. Ele ressaltou que o banco não pode perder de vista a questão da eficiência. Para ele, o jogo do crescimento envolve manter a linha de receita crescendo acima das despesas.
Setubal também apontou as alavancas de crescimento do banco, especialmente aquelas relacionadas à tecnologia. Ele mencionou a criação do superapp para os clientes pessoa física, que deve incorporar milhões de clientes à operação nos próximos 12 meses. Essa iniciativa promete acelerar a receita ao trazer para a plataforma clientes que possuem uma ligação com o banco, mas que utilizam apenas um produto específico.
A inteligência artificial (IA) também foi destacada na estratégia de crescimento do Itaú. Com 250 projetos de IA em andamento, o banco busca ganhos de eficiência e interação com os clientes. Moreira Salles ressaltou a importância de tornar a experiência do cliente mais amigável, simples e transparente para impulsionar a transformação e o crescimento.
O CEO do Itaú, Milton Maluhy Filho, também abordou o tema do crescimento durante a sessão de perguntas e respostas do evento. Ele enfatizou a importância de manter o foco no crescimento sustentável e na busca por oportunidades de expansão, destacando a relevância dos investimentos em tecnologia para impulsionar a agilidade e a competitividade da instituição.
Fonte: @ NEO FEED
Comentários sobre este artigo