Hemoal realizará coletas itinerantes de sangue no interior de Alagoas nesta terça-feira (20) para facilitar doação voluntária e manter estoque estável.
O Hemoal realizará duas coletas móveis de sangue no interior de Alagoas nesta terça-feira (20).
Além da coleta de sangue, o Hemoal também estará recebendo doações de plasma e hemácias durante as atividades itinerantes.
Garantindo o Abastecimento de Hemoderivados
O propósito da iniciativa é facilitar o acesso da comunidade à doação voluntária e manter equilibrado o estoque de sangue do órgão. Em Arapiraca, as coletas itinerantes vão acontecer na Praça Marques da Silva, no bairro Centro, das 8h às 16h. Enquanto isso, em União dos Palmares, a ação itinerante será realizada no Hospital Regional da Mata (HRM), no bairro Alameda, das 9h às 16h. De acordo com o Ministério da Saúde (MS), existem critérios a serem seguidos para se tornar elegível à doação de sangue. Um dos principais é estar em boas condições de saúde, ter idade entre 16 e 69 anos, pesar 50 quilos ou mais e apresentar um documento de identificação com foto. Se o doador for menor de idade, é necessário estar acompanhado por um responsável legal, que também deve apresentar um documento de identificação. Indivíduos que fizeram tatuagem, maquiagem definitiva, micropigmentação ou colocaram piercing só podem doar um ano após o procedimento. O MS recomenda que o doador esteja alimentado, evitando alimentos gordurosos, e não tenha consumido bebidas alcoólicas. Aqueles que foram diagnosticados com Doença de Chagas, Aids, Sífilis e Hepatite após os 11 anos não são elegíveis para a doação de sangue. A importância da doação de sangue e seus hemoderivados, como plasma e hemácias, é fundamental para salvar vidas e manter os estoques adequados nos bancos de sangue. A participação voluntária da comunidade é essencial para garantir que haja sangue disponível quando necessário, contribuindo para a saúde e bem-estar de muitas pessoas.
Fonte: © TNH1
Comentários sobre este artigo