Alerta laranja: temperaturas elevadas no centro-sul do Brasil na manhã de quinta-feira. Cuidado com a saúde devido à massa de ar quente e baixa umidade.
Foto: Monitor do Mercado O Instituto Nacional de Meteorologia emitiu alerta laranja, indicativo de perigo, para uma nova onda de calor, que deve atingir três Estados brasileiros. As temperaturas mais altas são esperadas em São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul, de acordo com a previsão. Publicidade Receba as principais notícias direto no WhatsApp!
A população dessas regiões deve se preparar para enfrentar um calor intenso nos próximos dias, pois a previsão aponta para um calorão acima do normal para o período. É importante manter-se hidratado e evitar exposição prolongada ao sol durante essa onda quente. Fique atento às orientações das autoridades locais e cuide da sua saúde durante esse período de calor intenso.
Onda de Calor: Alerta Laranja de Perigo
De acordo com o alerta do Inmet, uma onda de calor intenso pode atingir várias regiões do Brasil, começando na manhã de quinta-feira, 13, e se estendendo até a noite de sexta-feira, 14. As temperaturas elevadas, características desse calorão, representam um risco para a saúde da população, especialmente em áreas afetadas. A previsão é de que as temperaturas fiquem pelo menos 5ºC acima da média, persistindo por três a cinco dias.
Essa onda quente é resultado de um anticiclone que mantém uma massa de ar quente sobre as regiões afetadas, com baixos índices de umidade nos períodos mais quentes. Esse fenômeno pode desencadear problemas respiratórios, dores de cabeça e náuseas, sendo que a umidade do ar abaixo de 25% aumenta o risco desses sintomas, conforme informações da OMS.
O Inmet emitiu um alerta laranja de perigo para a região centro-sul do Brasil, onde cidades como Bauru, Araçatuba, Assis, Presidente Prudente e Ourinhos, entre outras, podem ser afetadas pelo calor intenso. Em Bauru, as temperaturas podem chegar a 30ºC, enquanto em Presidente Prudente podem atingir os 32ºC.
No Paraná, a onda de calor estará concentrada na região noroeste, com destaque para cidades como Londrina, Campo Mourão e Cascavel. Parte da fronteira com o Paraguai também está incluída nessa área afetada, com previsão de máxima de 31ºC em Londrina, de acordo com o Climatempo.
Já no Mato Grosso do Sul, a situação é mais crítica, sendo o estado mais impactado pela onda de calor. A região ao norte e a divisa com Minas Gerais não devem ser afetadas, mas toda a fronteira com o Paraguai e parte da fronteira com a Bolívia serão atingidas. Corumbá e arredores, assim como grande parte da área pantaneira, estão na zona afetada pela onda de calor, com previsão de máxima de 36ºC em Corumbá, segundo o Climatempo.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo