Jose Paulo da Rosa, Porto Alegre’s education secretary, advanced in Sistema, leading Associação Aspeur ’24-’27. Managed Valetec’s tech park, startup space, ecological innovation ecosystem.
José Paulo da Rosa. Imagem: Alex Rocha/PMPA Tamanho da fonte: -A+A José Paulo da Rosa, ex-secretário da educação de Porto Alegre, é o novo reitor da Feevale, universidade de Novo Hamburgo que está entre as maiores do Rio Grande do Sul. O reitor José Paulo da Rosa será empossado em 28 de junho, para a gestão 2024-2027. Ele substituirá Cleber Prodanov, que estava no comando da instituição desde 2018.
O reitor José Paulo da Rosa traz consigo uma vasta experiência na área educacional, sendo reconhecido por seu trabalho como ex-secretário da educação. Sua nomeação como novo reitor da Feevale representa um marco importante para a universidade de Novo Hamburgo. A comunidade acadêmica aguarda com expectativa as contribuições que o reitor José Paulo da Rosa trará para a instituição nos próximos anos.
José Paulo da Rosa: O Novo Reitor da Universidade Feevale
A saída de Prodanov era esperada: pelo estatuto da Feevale, os reitores só podem ocupar o cargo por dois mandatos consecutivos. O nome de José Paulo da Rosa, no entanto, é uma surpresa. Segundo o Baguete pode apurar, ele era o único candidato de fora na lista tríplice encaminhada para a Associação Pró-Ensino Superior em Novo Hamburgo (Aspeur), a mantenedora da Universidade Feevale.
A expectativa interna era pela promoção de um nome da casa, como o próprio Prodanov, que entrou na Feevale como professor em 1995, passando depois por cargos como presidente do parque tecnológico Valetec e pró-reitor de Inovação da Feevale.
Prodanov, que entre 2011 e 2015 foi ex-secretário de Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, apostou forte no envolvimento da instituição do ecossistema de inovação, com direito a abertura de uma operação em Porto Alegre com espaço para startups. A Feevale também buscou uma aproximação com o Pacto Alegre, uma iniciativa de fomento à inovação liderada por Unisinos, UFRGS e PUC-RS, as maiores instituições de ensino do estado.
José Paulo da Rosa, ex-secretário da Educação de Porto Alegre nos últimos 11 meses, foi chamado para arrumar a casa depois de um escândalo de corrupção que derrubou a antecessora. A informação da saída de Rosa saiu ontem nos jornais gaúchos. À colunista política da Zero Hora, Rosane de Oliveira, o novo reitor disse que o novo destino profissional era ‘a oportunidade de sua vida’.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo