último boletim Defesa Civil RS: 107 municípios atingidos por chuvas intenses: >19mil pessoas afetadas, 21 desaparecidos, idosas incluídas (1 de 85 anos), veículo tentado, alagamento em áreas, pessoas feridas em Roca Sales, Candelária, Encantado, São Vendelino, Passa Sete. Obítos pela descarga elétrica em 107 municípios.
Um total de 10 mortes foram causadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, de acordo com a Defesa Civil. As vítimas foram localizadas em 8 cidades do estado. Imagem: LEANDRO OSÓRIO/ATO PRESS/ESTADÃO CONTEÚDO As fatalidades provocadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul aumentaram para 10 nesta quarta-feira, 1º.
Além das fortes chuvas, as inundações também contribuíram para o trágico cenário. A região enfrenta uma séria crise devido à tempestade que assola o estado. É crucial unir esforços para lidar com os danos causados pelas enchentes e garantir a segurança da população.
Emergência causada por enchentes no Rio Grande do Sul
As enchentes no Rio Grande do Sul resultaram em um trágico cenário, com o registro de óbitos em oito municípios. Destes, metade das mortes está relacionada a pessoas idosas. Nas cidades cobertas pelas chuvas intensas estão Pavarema, Pantano Grande, Itaara, Encantado, Salvador do Sul, Segredo, Santa Maria e Santa Cruz do Sul.
Em Pavarema, ocorreu uma situação lamentável envolvendo dois homens, de 69 e 65 anos, que tentavam atravessar uma área alagada e acabaram perdendo a vida. Em Segredo, um homem de 62 anos também faleceu em circunstâncias semelhantes. Em Salvador do Sul e Santa Maria, as vítimas foram vítimas de deslizamentos de terra, incluindo uma idosa de 85 anos na segunda cidade. Além disso, houve um trágico incidente de descarga elétrica em Pantano Grande, com um homem de 59 anos perdendo a vida.
As autoridades ainda estão investigando as circunstâncias das demais mortes, buscando entender melhor o impacto das tempestades. Enquanto isso, os números alarmantes de municípios afetados continuam a crescer, totalizando 107 locais impactados pelas enchentes.
Mais de mil pessoas encontram-se em abrigos temporários e mais de 3.000 estão desalojadas, enfrentando a dura realidade de terem suas casas submersas pelas águas. O total de indivíduos afetados ultrapassa 19 mil, ilustrando a extensão dos danos causados pelas fortes chuvas na região.
Além disso, a busca por 21 pessoas desaparecidas continua, concentrando esforços nas cidades de Roca Sales, Candelária, Encantado, São Vendelino e Passa Sete. Onze indivíduos sofreram ferimentos durante as enxurradas, evidenciando a necessidade urgente de apoio e resgate às vítimas.
A situação exige uma resposta rápida e eficaz das autoridades e da comunidade em geral, visando minimizar ainda mais o impacto devastador das enchentes no estado. A solidariedade e a cooperação de todos são fundamentais para enfrentar e superar essa crise comum.
Fonte: @ Terra
Comentários sobre este artigo