Paraná e outros 10 estados receberam vacinas. Todos serão contemplados até sexta-feira, exceto Amazonas, a pedido do estado. As doses são atualizadas para proteger contra cepas aprovadas.
O Ministério da Saúde concluiu a distribuição para os estados em quinta-feira (24) e todos eles receberão celeridade. A compra emergencial de imunizantes atualizados incluiu o lote de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19.
A distribuição dos imunizantes foi finalizada na quinta-feira, dia 24. O Ministério da Saúde enviou as doses para 11 estados, incluindo Paraná, Pernambuco e Bahia, que receberam os imunizantes com rapidez. Nenhum estado foi identificado como tendo recebido o lote com atraso. A compra emergencial de imunizantes atualizados incluiu o lote de 1,2 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19.
Garantindo Cobertura Vacinal em Todo o País
O Ministério da Saúde implementa constantemente envios de imunizantes para estados, que são responsáveis por distribuir as vacinas nos municípios, garantindo a proteção da população. Nesse sentido, o Ministério da Saúde destaca a realização de um novo pregão para aquisição de mais 69 milhões de doses, fornecendo proteção contra cepas atualizadas, pelo período de dois anos.
As entregas desses imunizantes são realizadas de forma parcelada, baseadas na adesão da população e nas atualizações aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Fica claro, portanto, que a distribuição é bem planejada. Com relação à imunização contra a Covid-19, observa-se que 86% da população brasileira completou o esquema primário, que consiste em duas doses. Sugere-se que a imunização seja realizada, rotineiramente, para o público prioritário: pessoas com 60 anos ou mais, gestantes, puérperas, trabalhadores da saúde, crianças, entre outros. Além disso, também é indicada para a população que não completou o esquema primário, de duas doses. Atualmente, não há falta generalizada de vacinas no Brasil. O Ministério da Saúde adota estratégias para manter a vacinação em dia e garantir a proteção da população. Todas as ações são realizadas em diálogo com o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) e o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).
Fonte: @ Ministério da Saúde
Comentários sobre este artigo