Projeto entregue pela Domy, parceira porto-alegrense, para operação eficiente de observabilidade das informações coletadas em canais digitais.
Alexandre Arnold, CIO da Panvel. Foto: LinkedIn. Tamanho da fonte: -A+A A Panvel, uma das maiores redes de farmácias do Sul do país, implementou o sistema de monitoramento da Datadog, ferramenta norte-americana especializada em monitorar aplicações em nuvem, em um projeto conduzido pela Domy, empresa parceira sediada em Porto Alegre.
O monitoramento contínuo das operações da Panvel, realizado através da plataforma da Datadog, permite um eficaz controle de todas as atividades em nuvem, garantindo assim um acompanhamento preciso de cada etapa do processo. Com a parceria da Domy, a Panvel assegura um sólido monitoramento de suas operações, demonstrando o compromisso da empresa com a excelência em supervisão e controle de suas aplicações.
Implementação de uma Cultura de Observabilidade
De acordo com a varejista, o objetivo principal era estabelecer uma cultura de observabilidade, indo muito além de simplesmente implantar uma plataforma. ‘Nosso foco era garantir que todas as equipes tivessem acesso completo às informações e métricas de suas aplicações, permitindo-as trabalhar de forma proativa na constante evolução desses sistemas’, relata Alexandre Arnold, CIO da Panvel. Além disso, a empresa buscava correlacionar as diversas informações coletadas de seu ambiente para automatizar fluxos de rollback e rollout de novas versões, aumentando a confiança em seus processos de entrega contínua de software. A escolha pela Datadog foi baseada na capacidade da ferramenta em atender a uma ampla gama de necessidades críticas.
A Panvel avaliou várias disciplinas de TI, incluindo monitoramento de aplicações, facilidade de implementação de novas integrações, suporte a diferentes modelos de integração de sistemas, modelos de segurança, monitoramento da experiência do usuário, entre outras funcionalidades, conforme relata Arnold. Atualmente, a empresa utiliza a solução da Datadog para monitorar todos os seus microsserviços, juntamente com suas respectivas bases de dados. Adicionalmente, monitora a experiência do usuário em seus canais digitais para implementar melhorias com base no comportamento dos usuários.
A companhia expandiu o monitoramento para o canal de ponto de venda (PDV), instrumentando os componentes de mais de 600 lojas. Esses dados são correlacionados com diversos fatores, como qualidade da rede e perda de pacotes, a fim de garantir uma operação eficiente e minimizar interrupções. ‘Essa visibilidade abrangente nos permite não apenas reagir rapidamente a problemas, mas também prever e evitar possíveis falhas, garantindo uma operação contínua e eficiente em todos os nossos pontos de contato com o cliente’, destaca Arnold. Quando o sistema da Datadog identifica uma anomalia em algum componente, esses insights são imediatamente direcionados ao time responsável.
Fonte: @Baguete
Comentários sobre este artigo