No Brasil, SouthRock grupo administra ambas as redes, tratando dívidas como uma única massa:SouthRock, recuperações judiciais, administrador judicial, caixa única, confusão patrimonial, dependência econômica, pedido de recuperação judicial, vara judicial, intrínseca, negociações em andamento, dona marca (Estados Unidos).
A decisão judicial permitiu a unificação dos processos de recuperação judicial do Subway e da Starbucks, ambas pertencentes à rede SouthRock.
As cafeterias Starbucks e Subway, administradas pela empresa em recuperação judicial SouthRock, agora terão seus casos analisados em conjunto pela Justiça.
Subway e Starbucks: Recuperação Judicial e Rede de Cafeterias
Isso implica que a partir de agora as obrigações das empresas serão tratadas como uma entidade única. A determinação da 1ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo está relacionada ao pedido de recuperação judicial da Subway enviado em março deste ano. Naquela ocasião, a cadeia solicitou que o administrador judicial se pronunciasse sobre a possibilidade de que o processo estivesse vinculado ao da Starbucks, que estava em andamento na mesma vara judicial.
‘O administrador judicial levantou a hipótese de um caixa único e de uma confusão patrimonial entre as empresas do Grupo SouthRock, além de uma relação intrínseca de dependência econômica’, conforme consta no documento. Em teoria, Subway e Starbucks estavam envolvidas na mesma ação de recuperação da rede de cafeterias no ano passado pela SouthRock. No entanto, a gestora solicitou a exclusão da Subway do processo devido às negociações em andamento com os credores da rede de lanchonetes, incluindo bancos e a proprietária da marca nos Estados Unidos.
Os débitos da SouthRock foram estimados em cerca de R$ 1,8 bilhão, enquanto a Subway possui passivos totalizando aproximadamente R$ 482,7 milhões. A situação evidencia a complexidade das recuperações judiciais em andamento e a interligação das empresas do Grupo SouthRock. A decisão da vara judicial reflete a necessidade de uma análise minuciosa da situação financeira das companhias envolvidas.
A Subway e a Starbucks, como importantes players do setor de cafeterias, enfrentam desafios significativos em meio a esse processo de recuperação judicial. A resolução dessas questões não apenas impactará diretamente as empresas em questão, mas também terá repercussões mais amplas no mercado. É fundamental acompanhar de perto o desenrolar dessas negociações e os desdobramentos futuros para o Grupo SouthRock e suas afiliadas.
Fonte: @ Valor Invest Globo
Comentários sobre este artigo