Autônomos agrícolas do futuro operam 30 horas ininterruptas, equipados com IA, radar, ultrassom, sensores, recursos e sistema de monitoramento de solo, detectando danos à agricultura.
Todas as novidades sobre Inteligência Artificial estão disponíveis aqui. A agricultura do futuro está caminhando para a utilização de tratores autônomos no campo, ou seja, modelos que operam sem a presença de um condutor a bordo.
A implementação de veículos self-driving e sistemas automatizados está revolucionando a indústria agrícola. Os tratores autônomos são um exemplo disso, trazendo mais eficiência e segurança para as operações no campo.
Autônomos na Agricultura: O Futuro Chegou
No Reino Unido, por exemplo, o agricultor Will Mumford, de Cambridgeshire, Inglaterra, já está utilizando dois modelos autônomos e automatizados, equipados com recursos avançados de inteligência artificial (IA). Uma simples mudança nas plantações pode ajudar a espantar insetos; saiba qual Tijolo de bagaço de cana-de-açúcar é mais sustentável e econômico; conheça! Novo nanomaterial pode revolucionar fertilização de plantas.
Mumford opera dois modelos autônomos: um dedicado ao cuidado do solo e outro para o plantio de sementes. Estes tratores autônomos, vistos como o futuro da agricultura, têm a capacidade impressionante de operar por até 30 horas sem interrupção. Comparados aos tratores convencionais, são notavelmente menores e mais leves, causando menos danos ao solo.
Esses veículos autônomos estão equipados com recursos avançados, como radar, ultrassom e sensores, que permitem que o veículo pare automaticamente ao detectar qualquer objeto em seu caminho. Mumford acredita que a introdução de mais tratores autônomos e com IA não substituirá o trabalho dos agricultores, mas sim atuará como um aliado essencial. ‘Estamos eliminando os trabalhos lentos. Eles (os produtores) não precisam mais ficar sentados em um trator por horas a fio’, mencionou em entrevista à BBC. ‘Estas máquinas são muito mais leves e amigas do solo e esperamos que, com o tempo, possamos cultivar de uma forma muito melhor e sustentável’, acrescentou.
O produtor descreve os veículos autônomos como ‘revolucionários’. Quanto custa um trator autônomo? Um ponto negativo ainda é o preço. Segundo o Sindicato Britânico dos Agricultores, os avanços são importantes, mas o valor deve ficar mais acessível para a adoção em massa dos novos tratores autônomos. Atualmente, eles custam a partir de £ 180.000, mais de R$ 1,1 milhão na cotação atual, mas podem alcançar £ 320.000, acima dos R$ 2 milhões em conversão direta. Especialistas projetam que ainda demorará em média cinco anos até que os tratores inteligentes se tornem populares. ‘Quando coisas como esta são lançadas, leva cerca de cinco anos para que se tornem realmente populares’, projeta o engenheiro agrícola Tom Carnell.
Fonte: @Olhar Digital
Comentários sobre este artigo